9 Escolas de Estética Portuguesas: Curso de Esteticista

Início|Blog|9 Escolas de Estética Portuguesas: Curso de Esteticista

E porque o prometido é devido, cá estou eu a partilhar com as minhas leitoras e seguidoras uma lista de 9 escolas de estética portuguesas (ordenadas por ordem alfabética). Quando escrevi o artigo sobre “Como ser uma Esteticista de sucesso“, já tinha em mente divulgar algumas das entidades de formação que vou conhecendo, uma vez que tenho tido contacto com algumas delas.

O tempo que levo de profissão tem-me proporcionado bons momentos juntos de algumas escolas, seja enquanto Consultora de Beleza, ministrando alguns workshops específicos (ex.: Maquilhagem), ou até mesmo, estabelecendo protocolos para proporcionar às jovens formandas de Estética um estágio profissional ou formação em contexto de trabalho.

1. Academia Portuguesa de Estética

Academia Portuguesa de Estética

“A Academia Portuguesa de Estética é uma entidade que desenvolve Formações avançadas, intensivas e de curta duração, sobre temas específicos relacionados com Estética e Medicina Estética. Abordam conteúdos cientificamente avançados, leccionados por Professores de referência nacional e internacional, em Cursos chancelados por entidades de Formação Avançada e/ou Universitária. Focalizam-se, também, em serviços de consultoria e formação personalizada à medida de cada Profissional.”

Tel.: 912 864 663 | Email: geral@apestetica.org | Site: www.apestetica.orgSede: Santa Maria da Feira

2. Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga

“A APCEB é uma associação patronal centenária que aposta na qualificação nas áreas de cabeleireiros e estética através da formação profissional, contribuindo ativamente para um aumento das competências dos nossos formandos e empregabilidade junto dos associados.”

Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga

Tel.: 253 262 363 | Email: apceb.geral@gmail.com | Site: apceb.com | Sede: Braga

3. CEN – Centro Nacional de Estética

Centro Nacional de Estética

“O CEN, Centro Nacional de Estética é uma escola certificada pela DGERT, com mais de 28 anos de experiência na formação em estética. Devido a este reconhecimento toda a formação ministrada nas nossas escolas é certificada e fruto da experiência adquirida na formação de mais de 3000 profissionais na área da estética, desenvolvemos cursos exclusivos que se adaptam as necessidades reais do mercado de trabalho.”

Tel.: 213 958 860 | Email: lisboa@cen.pt | Site: www.cen.pt | Sede: Lisboa

4. CENCABE – Centro de Formação de Cabeleireiros, Estética e Beleza & Bem-Estar

“O CENCABE – Centro de Formação de Cabeleireiros, Estética e Beleza & Bem-Estar, foi fundado em 2000 e encontra-se em fase de expansão. Com mais de uma década de existência a formar profissionais e, face ao prestígio que a escola tem, é solicitada por várias entidades empregadoras para a colocação do recém-formado. É com orgulho que apreciamos em tempos difíceis a integração da maioria dos alunos no mercado de trabalho.”

CENCABE – Centro de Formação de Cabeleireiros, Estética e Beleza & Bem-Estar

Tel.: 212 241 023 | Email: cencabe@sapo.pt | Site: www.cencabe.pt | Sede: Setúbal

5. EFAPE – Escola de Estética e Cabeleireiro

EFAPE - Escola de Estética e Cabeleireiro

“A EFAPE – Escola de Estética e Cabeleireiro é uma entidade formadora certificada pelos organismos competentes, com atividade reconhecida à cerca de 25 anos no Sistema Formativo Português. Privilegiando, desde o início, domínios de aprendizagens associados à beleza e ao bem estar e apostando fortemente na inovação, a EFAPE tem vindo a complementar a sua oferta formativa ao longo dos anos, desenvolvendo hoje percursos de formação nas áreas de Cuidados de Beleza, com percursos formativos qualificantes nos domínios da estética e cabeleireiro, Saúde e Formação de professores/formadores e ciências da educação.”

Tel.: 213 818 095 | Email: geral@efape.pt | Site: efape.pt | Sede: Lisboa

6. Escola ABC do Cabeleireiro e da Estética

“A Escola ABC do Cabeleireiro e da Estética é uma entidade formadora, fundada em 1997, com sede em Coimbra e Centros de Formação em Aveiro, Santa Maria da Feira, Chaves, Viseu, Castelo Branco, Loulé, Funchal e Cascais, sendo as últimas três franchisings, cujo objetivo é a formação profissional nas áreas de Cuidados de Beleza (cabeleireiro e estética) e Saúde. É uma entidade Certificada pela DGERT e possui certificação de qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008. A sua longa experiência na área da formação, permiti-lhe posicionar-se no mercado como uma das Escolas mais conceituadas na sua área de formação. As Escolas ABC preocupam-se com a integração profissional dos seus formandos, apoiando-os na procura de emprego e na sua implementação por conta própria, sendo a sua taxa de integração profissional cerca de 97%.”

ABC - Escola de Cabeleireiro e Estética

Tel.: 239 495 545 | Email: abccoimbra@escolaabc.com | Site: www.escolaabc.com | Sede: Coimbra

7. Escola Europeia de Estética

Escola Europeia de Estética

“A Escola Europeia de Estética está a comemorar 21 Anos de Excelência na área da formação qualificada de Estética e Cabeleireiro. Tem ao seu dispor formação de qualificação EFA Profissional de Esteticista/Cosmetologista (Dupla Certificação – Equivalência ao 12º ano), Cabeleireiro Unisexo, Formação Modular, Formação de especialização – Terapeuta de Spa/Rituais de Spa e com Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Com delegações em: Lisboa, Sintra, Porto e Moura disponibiliza ao público um atendimento exclusivo e personalizado adequado à sua medida, com serviços de cabeleireiro, epilação, manicura/pedicure, rosto e corpo. Visite os Spa’s de Estética e Cabeleireiro. Escola de referência com representação oficial e exclusiva em Portugal das marcas de cosmética profissional: Ericson Laboratoire e Massada The Natural Therapy. Visite-nos em www.eeestetica.pt!”

Tel.: 213 622 026 | Email: atendimento.alcantara@eeestetica.pt | Site: www.eeestetica.pt | Sede: Lisboa

8. Ideia XXI – Formação Profissional e Consultadoria

“A Escola de Cabeleireiros e Estética do Vale do Sousa, pertença da Entidade Formadora IDEIA XXI, Certificada pela DGERT, promove desde 2006 cursos de formação da área de Cabeleireiro e Estética  homologados/reconhecidos pelo IEFP. Tem instalações em Paços de Ferreira, Viseu e Sertã, tendo formado mais de 1000 alunos nas áreas de Cabeleireiro e Estética. Organiza cursos nas mais variadas áreas dentro dos Cuidados de Beleza, destacando-se os Cursos de Qualificação de Cabeleireiro Unisexo, Manicure-Pedicure-Massagista de Estética e Esteticista-Cosmetologista, bem como cursos de reciclagem e atualização para Profissionais.”

Ideia XXI - Formação Profissional e Consultadoria

Tel.: 255 964 273 | Email: ideiaxxi@gmail.com | Site: www.ideiaxxi.pt | Sede: Paços de Ferreira

9. Tecnitalentos

Tecnitalentos

“A TECNITALENTOS academia de cabeleireiro e estética proporciona formação de qualidade avançada nos seus Cursos Completos, Módulos, Especializações, Workshops, Coaching e Training. Orgulha-se de ter como padrinho EDUARDO BEAUTÉ e contar com uma bolsa de formadores altamente experiente.”

Tel.: 244 836 511 | Email: info@tecnitalentos.pt | Site: tecnitalentos.pt | Sede: Leiria

Devo referir que, em alguns dos casos, a entidade em si poderá não ser uma Escola de Estética, na sua verdadeira essência, mas sim uma entidade que promove a formação na área da Estética e, por isso mesmo, optei por incluir neste artigo. Por outro lado, algumas das escolas aqui referidas têm mais do que um local de formação mas, também por opção, deixo aqui apenas uma localização. Podem, e devem, consultar os restantes locais nos respetivos websites.

Uma nota final dirigida às futuras Esteticistas e que creio que as (melhores) Escolas de Estética já consideram: a forma de abordagem ao mercado de trabalho. A elaboração de um CV, de uma Carta de Apresentação, etc. Recomendo que leiam o meu artigo “Esteticista: dicas para procurar emprego!“.

Bom, deixo escolhas de todo o país – Porto, Lisboa, Braga, Leiria, Setúbal… Votos de muito sucesso!

By | 2017-03-29T21:06:59+00:00 Maio 15th, 2015|Blog|

26 Comentários

  1. Zamia nassola ribas lemod 25 de Março de 2017 at 16:46 - Reply

    Boa tarde quero inscrever.me para o curso de estética

  2. Maria Silva 6 de Novembro de 2016 at 22:56 - Reply

    Boa noite Dna. Isabel.
    Tenciono fazer um Curso de Estética. No entanto,,tenho me deparado, com algumas dificuldades.
    Exigem o décimo segundo ano. Tenho o décimo primeiro ano incompleto.O ideal, seria ingressar numa Escola, com dupla Certificação.
    Tenho quarenta e nove anos. O meu ultimo trabalho estava relacionado com Moda..no entanto o meu sonho, desde muito novinha, sempre esteve relacionado com Estética.
    Resido na área de S.João da Madeira.
    Pode fazer o favôr de me aconselhar?

    Obrigada.

    Atenciosamente
    Maria Silva

  3. izamara 23 de Outubro de 2016 at 19:27 - Reply

    Ola sou iza, brasileira,sou estudante de Estetica e cosmética 4º periodo (bacharelado)
    E tenho interesse em uma pos graduação, ou cursos nesta area em Portugal, você sabe me informar se algumas dessas escolas que você mencionou,dispões?
    tambem gostaria de saber como ingressar nessa area em um pais novo para mim,questao de moradia, transporte ect.
    aguardo.

    • bianca 26 de Janeiro de 2017 at 19:24 - Reply

      Iza … a estética no Brasil é bem mais avançada que em Portugal. Não conseguiras uma pós graduação aqui, aqui os cursos são profissionalizantes e de curta duração, diferente dai do Brasil que é tecnologo. Mas a oferta de trabalho aqui é ampla é uma área crescente.

    • Guadalupe 27 de Fevereiro de 2017 at 14:32 - Reply

      Oi vc obteve alguma resposta? Tbm tenho a intenção de fazer uma pós em Portugal, nessa área.. meu contato é +5567991239136

  4. Vânia 12 de Outubro de 2016 at 9:52 - Reply

    Olá Isabel,
    Já solicitei algumas informações em algumas escolas sobre o Curso de Esteticista e os cursos modelares que existem, porque é uma área na qual gostaria de avançar. Mas para tirar um curso completo de esteticista é bastante dispendioso. Contudo, pensei em tirar os cursos por módulos, como por exemplo, começar pela manicura/pedicura, a seguir as unhas de gel, depois tirar depilação/epilação e por ai fora…
    Gostaria de saber a sua opinião devido à experiência que já tem nesta área.
    Aguardo uma breve resposta.
    Obrigada.

    • bianca 26 de Janeiro de 2017 at 19:28 - Reply

      Vânia, tbm acho bastante dispendioso esses cursos, principalmente que eles focam em alguns módulos Mas eu indico a Escola Europeia de Estetica, a CEN tem muito descaso com as formandas.

  5. Ana ferreira 21 de Setembro de 2016 at 15:19 - Reply

    Ola boa tarde sou Cabeleireira tenho a carteira de formadora,gostava de dar formacao mas ate agora nao tenho respostas ,nao me sabe dizer por fazer ,sr conhece alguma escola que precise ..obrigada,

  6. Cintia Amaral 24 de Agosto de 2016 at 19:19 - Reply

    Olá
    Meu nome é Cintia,
    Sou brasileira,sou estudante de Estetica e cosmética(baicharelado)
    E tenho interesse em uma pôs graduação em Portugal, você sabe me informar se algumas dessas escolas que você mencionou,dispões?

  7. Susi Martins 19 de Julho de 2016 at 22:25 - Reply

    Boa noite Isabel sobre a nova Legislação em relação a formação antes esteticista/cosmetologista para esteticista existe alguma desvantagem para quem iniciou o curso? Ou sera mesmo só uma questão de nomenclatura.E que quando iniciei era a antiga e agora querem que eu tenha o cerificado de esteticista, estou confusa

  8. carlos 12 de Julho de 2016 at 11:02 - Reply

    Olindac Formação profissional no distrito de Santarém.
    http://www.olindac.com
    https://www.facebook.com/OlindacFormacaoProfissional

  9. Juliana 17 de Junho de 2016 at 23:44 - Reply

    Olá Isabel, tudo Bem? Gostaria de saber se há um curso de estética com duração de 6 meses? Além disso, eu como Brasileira, não tenho ninguém conhecido no pais, qual sua dica para que eu possa talvez trabalhar na área no país, e desenvolver um trabalho???
    obrigado!!!!

  10. Dayane Brandai 14 de Junho de 2016 at 1:19 - Reply

    Olá Isabel…estou a procura de um curso com certificado reconhecido mundialmente,sabe me informar qual desses q vc citou é a melhor opçao p mim? E a duraçao desses cursos sao mais ou menos tempo que no Brasil??
    Obrigado. Dayane Brandao

  11. Raquel Borges 19 de Maio de 2016 at 15:30 - Reply

    Bom dia Isabel,
    Sou brasileira e tenho um curso técnico de estética, estou pensando em passar um tempo em Portugal, será que meu curso serve para aturar me mercado português?
    Em Portugal aceitam brasileiros nesses cursos caso eu precise fazer algum outro aí?
    Desde já obrigada!
    Raquel

    • bianca 26 de Janeiro de 2017 at 19:36 - Reply

      raquel… aceita sim … vc consegue um trabalho. Se tiver curso de unhas artificiais ainda melhor

  12. Kátia 12 de Abril de 2016 at 14:28 - Reply

    Boa tarde Isabel,

    Por favor pode me indiicar entre a escola CEN E Européia qual das duas acha melhor? Obriigada e um beijinho

    • bianca 26 de Janeiro de 2017 at 19:38 - Reply

      A Escola Europeia de Estética é muito melhor. A Cen é boa, mas a Europeia muito melhor

  13. iracelma Toledo. 4 de Abril de 2016 at 12:50 - Reply

    Olá gostaria de fazer curso na Área de estética. E gostei do pressoterapia .Onde posso encontrar no Brasil?

  14. rossana 12 de Março de 2016 at 17:38 - Reply

    ola boa tarde,

    trabalho numa loja de cosméticos e estou prestes a entrar no curso da efape. contudo as nossas clientes tem me alertado pela escola não cumpri a realidade das horas e também pelo o preço que eles mencionam não ser uma realidade.

    como já falei com tanta gente acabei baralhada. estou a uma semana de começar o curso e estou na duvida se realmente vale apenas fazer o curso com eles, ou se e melhor fazer por módulos: tirar técnicas de epilação, depois tirar pedicure e assim sucessivamente. fiz algumas contas e ate fica mais baratos… e posso trabalhar na área.. estou com uma grande duvida agora, podem me ajudar? será melhor tirar o curso lá na efape ou modelar ?

    • bianca 26 de Janeiro de 2017 at 19:39 - Reply

      módulos é melhor

  15. andressa 20 de Fevereiro de 2016 at 13:49 - Reply

    olá,bom dia.Gostei do seu post,porém você não indicou o curso da CEFAD. Gostaria de mais informações sobre esta instituição,poderia me ajudar.
    Grata.
    Aguardo

    • Isabel Oliveira 25 de Fevereiro de 2016 at 20:25 - Reply

      Olá Andressa. Quando escrevi o artigo contactei diversas instituições e escolas de ensino, solicitando a sua aprovação e eventual interesse em constar no meu texto. Nem todas as escolas me responderam e, das que aceitaram o desafio, fiz uma seleção, mediante o que conheço das mesmas e de feedback que obtive de ex-alunas e colegas de profissão – Esteticistas. No caso concreto que menciona, não a consigo ajudar opinando sobre o CEFAD apenas e porque não tenho qualquer referência da mesma. Gosto de escrever sobre o que conheço. 😉 Boa sorte! Beijinho, Isabel (nota: para que conste, este artigo já teve mais de 6.000 visualizações!)

  16. Tati 28 de Janeiro de 2016 at 0:30 - Reply

    Olá Isabel gostaria de saber onde posso me escrever no bolsa emprego, se possível responder por email. Obrigada!

  17. Islanne 24 de Janeiro de 2016 at 13:56 - Reply

    Ola Isabel. Tudo bom?! Estou ingressando no mercado agora. Porém no Brasil. E como estou de mudança para Portugal, gostaria de fazer um curso de estética no Porto. Tenho 30 ano. Você acha que é tarde para ingressar no mercado nesta area???
    Se quiser responder por e-mail eu agradeço muito. islanneraquel@Gmail.com.
    Também tenho um blog o
    http://www.blogdalanne.com.
    Obrigada. E bjinhos

    • Isabel Oliveira 25 de Janeiro de 2016 at 16:20 - Reply

      Olá Islanne!
      Eu costumo dizer que nunca é tarde para nada, nem mesmo para ser Esteticista… desde que goste da área. É muito importante que a motivação não seja apenas financeira ou de “refúgio”. Por outro lado, a meu ver, convém ter a noção, também, que a área da Beleza & Estética, em Portugal, está saturada. Claro que há espaço para novos espaços e profissionais mas não basta tirar um curso qualquer e gostar de fazer, por exemplo, Unhas de Gel. É preciso estratégia. Infelizmente, vejo muitas profissionais iludidas, muitos espaços a encerrar e, na minha modesta opinião, o problema é, na sua essência, sempre o mesmo: falta de estrutura e estratégia para o negócio. De resto, faço votos sinceros de que tenha MUITA SORTE!
      Beijinho,
      Isabel Oliveira

      Nota: parabéns pelo blog. Está muito bonito!

      • Geovani 16 de Setembro de 2016 at 2:09

        Ola, somos do Brasil evgosteibdevseubartigo, temos uma pequena distribuição de produtos esteticos naturais. Voce gostaria de conhecer? Posso enviar amostras gratis?

        Contacte faleveredass@outlook.com
        Meu nome e Geovani

Deixar um Comentário