Acupressura

Início|Blog|Acupressura

A acupressura apareceu há cerca de 5.000 anos atrás, na Ásia antiga, como meio de resolver uma grande variedade de situações de saúde, tal como lesões musculares, lesões nos tendões, trabalho de parto e as chamadas hoje de fibromialgias.

Esta é uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa e acredita-se que a acupressura seja precursora da acupunctura, já que, enquanto terapias ambas têm por base a mesma fundamentação teórica. As duas baseiam-se nos meridianos e na estimulação de pontos do corpo para desfazem os bloqueios energéticos que estão na origem das doenças. Segundo a crença chinesa, tanto a acupunctura como a acupressão promovem a saúde através do reequilíbrio da energia vital, ajudando o corpo a auto equilibrar-se.

Como funciona a Acupressura?

A acupressura é uma massagem feita com pressões seguindo o mapa dos pontos meridianos usados na acupuntura, mas sem a utilização de agulhas. Esta revela-se por isso, menos invasiva. O terapeuta exerce leves pressões circulares que ajudam a aliviar dores musculares, a melhorar a atividade dos órgãos internos do corpo humano, desbloqueia a energia e melhora a circulação sanguínea. Este método terapêutico é geralmente feita nas mãos ou nos pés e o terapeuta usa sua as mãos, dedos e cotovelos para exercer as pressões.

Quantas sessões são necessárias para obter resultados?

Dependendo de cada caso este tratamento pode demorar mais ou menos tempo, no entanto, na acupressura é um pouco complicado desbloquear totalmente de um modo rápido um ponto onde a energia está bloqueada, daí serem aconselhadas algumas sequências de sessões. Cada massagem de acupressura dura, em média, uma hora e normalmente os custos de cada sessão rondam os valores normais de mercado da variedade de massagem existentes.

Benefícios da Acupressura

A acupressura é uma técnica que se revela benéfica quer para o corpo quer para a alma do cliente. De entre os benefícios conhecidos estão: a redução do stress, o relaxamento muscular e a consequente diminuição da dor nos músculos, ao trabalhar os pontos que estão localizados ao longo de cada lado da coluna vertebral e na parte superior das costas.

A acupressura revela, também, bons resultados a nível do aumento da circulação sanguínea, aumento do nível de energia, libertação de toxinas que em acumulação prejudicam o organismo e ajuda também na eliminação de enxaquecas.

Os chineses usam igualmente os pontos usados pela acupressura para tratamentos de beleza, pois ao melhorar a circulação sanguínea e o tónus muscular, verifica-se uma melhoria global da aparência do rosto, da qualidade da pele e do tecido conjuntivo. Isso leva a diminuição do aparecimento de rugas, sem necessidade de recorrer a medicamentos ou cirurgia. De um modo simples a pressão dos dedos sobre os pontos específicos alivia as áreas congestionadas e relaxa os músculos.

Esta terapia é também usada no tratamento de comportamentos compulsivos- vícios. Estes ocorrem em ciclos e vão-se acumulando, criando fases negativas de vida, a acupressura pode quebrar o ciclo negativo do vício, uma vez que liberta a dor, a ansiedade, a tensão, e aumenta a consciência corporal.

Contraindicações da Acupressura

Este tipo de terapia não é aconselhável em situações em que o problema da pessoa está no seu auge. Não é recomendada a gravidas; indivíduos com doenças cardíacas, problemas renais ou pulmonares. Não deve ser realizado se o ponto a tratar estiver situado sobre feridas, cicatriz de operação, nódoa negra, junto a gânglios linfáticos ou tumor detetado.

Acupressura vs Acupunctura?

A grande vantagem da acupressão quando comparada com a acupunctura é o fato de que esta não necessita de agulhas podendo por isso ser praticada pela própria pessoa. No entanto, há que ter em conta que é necessário conhecer algumas técnicas específicas de aplicação desta terapia. Pode ser usado na auto- cura em situações simples como no alívio rápido de pequenos problemas de saúde. Se a situação é recorrente o melhor é procurar um terapeuta experiente na aplicação da acupressura.

Faça você mesma(o) – Dicas

  • No caso de dor lombar, pressione o centro da cavidade formada na parte de trás do seu joelho;
  • No caso de náuseas, pode pressionas com apenas dois dedos entre os dois tendões existentes no seu pulso;
  • Se sofre de insônias experimente pressionar a área entre as sobrancelhas;
  • Se sente dor a nível do ombro curve os dedos de ambas as mãos e coloque-os no ombros, pressione os pontos diretamente acima da omoplata com os dedos- indicador, médio e anelar;
  • Para diminuir as dores menstruais pode pressionar com os dedos a zona que se situa abaixo da área localizada entre a coluna lombar e o cóxis;
  • Para aliviar o cansaço a técnica é bater devagar no topo de sua cabeça e de seguida massajar a área posterior do pescoço próxima ao crânio; entre o polegar e o dedo indicador; mais ou menos 10 centímetros abaixo do joelho; e o meio do seu pé.

Não custa experimentar, se sentir alguma mudança, procure um bom terapeuta nesta área ele poderá ajudá-lo não só a tratar os sintomas já existentes como a prevenir outras situações delicadas.

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Janeiro 17th, 2014|Blog|