Acupuntura

Início|Blog|Acupuntura

A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa. A palavra deriva do latim e podemos perceber melhor o seu significado analisando a sua constituição: “acus” – significa agulha e “punctura” – colocação.

Considerada um dos tratamentos médicos complementares mais antigos no mundo, a acupuntura tem mais de dois mil anos de existência e um vasto leque de admiradores.

O tratamento de acupuntura é feito a partir de um diagnóstico bastante completo que tem como base os fundamentos presentes nos ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Funciona pela aplicação de agulhas em pontos determinados o corpo, vulgarmente chamados de “pontos de acupuntura”, situados nas linhas dos “meridianos chineses”.

Como se processa um diagnóstico de acupuntura?

O diagnóstico é feito questionando o paciente sobre os diferentes hábitos de vida, assim como pela observação da respiração, da pulsação, da cor da pele e do aspeto da língua.

A prática de acupuntura pode despoletar alterações neurológicas que evidenciam problemas de saúde muitas vezes pouco fáceis de diagnosticar pela medicina alopática. Assim podemos afirmar que a estimulação de alguns pontos auxilia o diagnóstico.

A acupuntura é realizada apenas com agulhas?

Não, a acupuntura também utiliza a acupressão, ou seja a aplicação de pressões em determinados pontos realizada com os dedos, com pedras quentes, laser e outras técnicas. Os acupuntores consideram importante, independentemente da técnica usada, que se consiga colocar os fluxos energéticos em equilíbrio.

Existem diferentes tipos de acupuntura?

A acupuntura é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que tem vindo a evoluir ao longo dos anos. Hoje em dia existem três tipos de acupuntura: a sistémica, a laser, e a auricular.

  • A sistémica que atua diretamente nos meridianos por ação das tradicionais agulhas.
  • A laserterapia que utiliza o laser como substituto das agulhas de acupuntura. O laser utilizado a baixa energia penetrar no tecido corporal mas não cause danos e promove o poder auto curativo.
  • A auricoloterapia funciona por estimulação de pontos da orelha que correspondem a determinados órgãos do corpo humano, assim a orelha funciona como área importante no diagnóstico de doenças.

Para que serve a acupuntura?

A acupuntura é usada em diferentes patologias e sintomas como; insônias, asma, sinusite, distúrbios a nivel hormonal, dores menstruais, doenças crónicas, doenças de pele e ortopédicas, assim como se revela uma mais valia na melhoria a circulação sanguínea; no fortalecimento do sistema imunológico; na diminuição de sintomas da depressão e ansiedade e na prevenção de doenças. A nivel estético a acupuntura funciona de forma positiva na suavização de estrias, no combate à celulite e no rejuvenescimento da pele.

Quais as vantagens desta terapia?

Como tem um amplo campo de atuação esta terapia ela apresenta inumeras possibilidades de intervenção.

Uma das suas grandes vantagens é o facto de poder ser usada em qualquer doença, nas mais diversas faixas etária e em complementariedade com outras formas de terapias. De referir também o facto de a acupuntura ajudar na diminuição do uso de medicamentos químicos. Esta terapia regula o equilíbrio do organismo no seu todo, tem um bom grau de eficácia terapêutica, e é apresentando-se como um tratamento económico quando comparado com o da medicina tradicional.

No que concerne à segurança do tratamento esta terapia revela-se eficaz, utiliza apenas agulhas descartáveis e exige um bom nível técnico do terapeuta.

Desvantagens reconhecidas

Relativamente as desvantagens reconhecidas da acupuntura há que referir o medo que muita gente desenvolve em relação ao uso de agulhas e o facto de esta exigir um conhecimento elevado do terapeuta que é adquirido ao longo dos anos de formação e experiência.

Um outro aspecto que pode ser visto como uma desvantagem desta terapia é o facto desta exigir um maior perído de tratamento.

A acupuntura e a medicina tradicional

Em complementaridade com a medicina tradicional a acupuntura pode potenciar a rápida recuperação do equilíbrio do organismo, melhorando os sintomas patológicos num processo que visa encontrar as causas que geram doenças.

Não se tratar de substituir a medicina tradicional mas de complementar conhecimentos e tratamentos que podem em conjunto ser benéficos ao paciente.

Acupuntura e a estética

Desenganhem-se os que pensam que a acupuntura apenas cuida da saúde interior. Hoje ela é já utilizada a nivel da estética. Pode ser usada a nivel de tratamentos de rosto, corpo e em processos de emagrecimento.

No que concerne ao rosto a acupuntura estética facial ajuda a tonificar os musculos, prevenindo o aparecimento de acne e de rugas. Utilizando agulhas um pouco mais finas das utilizadas em outros tratamento proporciona um relaxamento intenso da face. Para que os resultados obtidos se apresentarem satisfatórios são necessárias uma média de dez sessões, duas vezes por semana.

No processo de emagrecimento é utilizada a Auricoloterapia. Este método terapêutico vai regular o metabolismo o que leva a uma diminuição do apetite, da ansiedade o que faz com que haja uma diminuição da ingestão de alimentos.

A acupuntura estética utiizada no corpo e pela electroestimulação origina um maior esforço muscular, o que leva ao aumento de fibras musculares, verificando-se um fortalecimento muscular .

Se procura o equilíbrio do seu organismo, se deseja manter o seu aspeto saudável e evitar o envelhecimento da pele, se procura a manutenção da sua saúde e um corpo elegante a acupuntura pode ser uma boa escolha!

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Março 4th, 2014|Blog|