No passado dia 8 de dezembro de 2015, foi publicada no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) nº 45 de 2015  uma alteração do perfil profissional e da componente tecnológica do referencial referencial de formação de Esteticista / Cosmetologista (815198), a qual entrará em vigor a 8 de março de 2016.

Novo perfil profissional – Esteticista

Em resumo, o ponto 3, do referido BTE diz que “Alteração do perfil profissional e da componente tecnológica do referencial de formação de Esteticista-Cosmetologista, que passa a designar-se Esteticista, ao qual corresponde um nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (anexo 4).

Esteticista – Descrição geral

A descrição geral da “nova” designação de Esteticista, a qual passará a constar no Catálogo Nacional de Qualificações a partir do próximo ano é:

Executar os cuidados estéticos, tendo em conta as normas de ambiente, segurança e saúde, procedendo à identificação do estado da pele, das unhas e do pelo, bem como a tratamentos integrais ou parciais de rosto e/ou corpo utilizando, para o efeito, os processos manuais e mecânicos com recurso a equipamentos e produtos cosméticos adequados, em institutos de beleza e outros similares.

Formação e Qualificação em 2016

Em 2016, para se obter a qualificação de Esteticista, para além das Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) pré-definidas, terão também de ser realizadas 175 horas da área A e 25 horas da área B da Bolsa de UFCD (consulte o BTE seguindo a primeira ligação deste artigo).

Referencial de Formação de Esteticista – Conclusão

As profissionais em questão passarão a ver a sua qualificação passar de ‘Esteticista-Cosmetologista’ para ‘Esteticista’, correspondente a um nível 4 de qualificação do QNQ. Os Cuidados de Beleza estão a mudar!

E ainda… outras qualificações

Recordamos, também, que recentemente foram alteradas/criadas as qualificações de ‘815342 – Assistente de Cuidados de Beleza‘ e ‘815343 – Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar‘. Siga as ligações.