A massagem é usada desde tempos imemoriais. Médicos de Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates (“o pai” da Medicina) e Galeno usavam a massagem como instrumento terapêutico. Antes ainda, foi usada por médicos chineses e indianos, cujo legado é atualmente dos mais populares, como o Shiatsu e a Ayurveda.

Na Europa, a massagem ganhou fama no século XIX, na Suécia, onde o esgrimista Per Henrik Ling criou o Real Instituto de Ginástica, para desenvolver técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos. Nesse instituto foi criada a massagem sueca, que depois se popularizou no resto do continente europeu.

Numa visão simplista, a massagem tem utilidade apenas para problemas musculares. Contudo, estudos têm demonstrado que tem um potencial muito mais amplo de benefícios à saúde. Não se trata, contudo, de um sistema completo de tratamento, mas sim de uma terapia complementar que ajuda a melhorar o estado geral de saúde da pessoa, atuando como complemento às formas de tratamento convencionais.

O corpo está constantemente a enviar-nos sinais, aos quais devemos dar atenção. Começa com um pequeno sintoma, como uma simples contractura, uma dor, fadiga… e continua com algo mais interno e profundo que pode tornar-se num problema mais sério.

Através de técnicas de deslizamento, fricção, batimento e amassamento, o terapeuta atua sobre os sistemas circulatório, linfático, nervoso e subtil ou energético.

Os efeitos positivos da massagem são psicológicos e fisiológicos e o seu efeito é praticamente imediato.

Benefícios Psicológicos da Massagem

O efeito mais reconhecido da massagem é a descontração do corpo e da mente, mas, conforme a técnica utilizada e a velocidade e intensidade dos movimentos, também pode ser muito estimulante. Desta forma, pode eliminar a fadiga, tanto mental como física, e dar resistência ao corpo para enfrentar doenças e a falta de harmonia.

Ela reduz a ansiedade e pode minimizar o humor depressivo. Por isso, surgiram trabalhos clínicos demonstrando benefícios da massagem na insónia, depressão e ansiedade. Até em enfermidades psiquiátricas mais complicadas, como anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo, mostram resultados sugerindo um efeito significativo.

Os seus benefícios não se restringem aos adultos. Em crianças muito pequenas ela representa um estímulo que melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Por isso vários, trabalhos com recém-nascidos mostram que a massagem acalma e melhora o sono. Crianças com autismo têm-se mostrado sensíveis à massagem,que pode reduzir alguns de seus sintomas.

Outros benefícios:

  • Estimula os sentimentos positivos e mantém os negativos sob controlo;
  • Aumenta a energia e estimula o intelecto;
  • Melhora a imagem que uma pessoa tem de si mesma e, consequentemente, a autoestima.

Efeitos Fisiológicos da Massagem

A massagem também possui capacidade de reduzir a dor e tem sido indicada na dor crónica da fibromialgia, lombalgia, cervicalgia e enfermidades reumáticas.

Pode ser usada em casos de obstipação (intestino preso) para estimular os movimentos peristálticos e com isso ajudar a recuperar o ritmo intestinal.

Outros benefícios:

  • Potencia a respiração;
  • Favorece a drenagem linfática;
  • Reduz a fadiga muscular e diminui o cansaço. A massagem nos músculos faz com que desenvolvam a sua força e capacidade de movimento. Como também produz um aumento significativo da circulação venosa e linfática no seu interior, facilita e aumenta o metabolismo muscular;
  • Estimula o sistema nervoso de forma eficaz;
  • Relaxa a beneficia o sono;
  • Melhora a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunológico e a tonificação muscular;
  • Estimula e equilibra o sistema digestivo;
  • Ajuda a combater a pressão arterial elevada;
  • Melhora o funcionamento de todos os órgãos;
  • Ativa a circulação, pois atua sobre as veias e produz uma ação de desimpedimento ou de esvaziamento das paredes venosas. Na pele, a temperatura aumenta de 2 a 3º C. Este aumento de temperatura provoca benefícios às pessoas que padecem de problemas circulatórios, neurovegetativos, etc;
  • Em caso de anemia, está indicada a quiromassagem (especialmente a nível abdominal), pois estimula a função produtora de hemoglobina no sangue;
  • Facilita a absorção de líquidos, prevenindo o inchaço e dissolve as acumulações de gordura, prevenindo a celulite.