Chocoterapia – O chocolate na Estética

Início|Blog|Chocoterapia – O chocolate na Estética

A história da Chocoterapia

Se observarmos com um pouco de atenção a história do chocolate percebemos que foram os conquistadores espanhóis que o levaram até à Europa. Inicialmente apenas mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam, mais tarde o cacau foi sendo popularizado e elaborado com outros ingredientes que lhe conferiu outras variedades, marcadas por novos sabores e consistência. Na Suiça surge a ideia de misturar o cacau com leite, dando origem ao chocolate tal como nós o conhecemos hoje.

Os benefícios do cacau / chocolate

Como é do conhecimento geral o cacau é uma das plantas com enorme quantidade de qualidades, tendo sido provado que nomeadamente a nível dos tratamentos de estética, este pode ter uma aplicação benéfica em diversos aspetos. Uma das principais qualidades do chocolate é o seu alto conteúdo de antioxidantes, que ajuda na manutenção da pele da qualidade e beleza da pele. Foi aliás por esta indicação que o chocolate começou a ser usado como princípio ativo na elaboração de cremes anti envelhecimento e reafirmantes. Também as suas capacidades diuréticas são hoje reconhecidas. As suas características estimulam o funcionamento renal, levando a uma estimulação da ação drenante e adelgaçante.

Como se realiza um tratamento de Chocoterapia?

A chocoterapia consiste num novo tratamento estético que envolve o corpo com uma fina camada de produto à base de cacau quente, óleo de amêndoa e sais, deixando-o atuar sobre a pele durante 20 minutos. Cada sessão de chocoterapia inclui variadas finalidades terapêuticas incluindo a esfoliação com aroma de chocolate. Pode ser aplicado sobre a forma de massagem ou invólucro.

Como pode o chocolate beneficiar a nossa pele?

Os benefícios do chocolate são múltiplos, este revela-se importante na regeneração da pele graças às suas propriedades hidratantes, tonificantes e revitalizantes. Ajuda igualmente na prevenção do aparecimento de rugas devido ao poder antioxidante e a presença de vitaminas A e E. Este estimula o metabolismo e a produção de serotonina no cérebro, que é a hormona responsável pela sensação de tranquilidade, relaxamento e felicidade. Mais uma razão para as apreciadoras de chocolate não terem desculpa para não defender os benefícios deste alimento.

Qual a finalidade deste tratamento estético?

A nível estético ajuda no combate à celulite, já que o seu aroma leva à potencialização da secreção de endorfinas – hormonas responsáveis pelo bem-estar que ativam o sistema lipídico, apoiando a eliminação de gorduras. As já referidas propriedades do cacau, em conjunto ajudam a controlar o envelhecimento da pele e a flacidez. Ajuda igualmente a eliminar líquidos graças à teobromina, que auxilia o sistema renal, atuando como diurético.

A Chocoterapia é um tratamento apenas aplicável no corpo?

A chocoterapia pode ser aplicada no corpo e também no rosto. No rosto este tratamento é destinado a reafirmar e hidratar a pele. Pessoas com peles sensíveis também se podem submeter a este tratamento estético, uma vez que este ajuda a oxigenação da pele.

O único cuidado que se deve ter antes de realizar chocoterapia no rosto é conhecer bem o seu tipo de pele.

Existem no mercado alguns produtos de uso cosmético feitos à base de cacau que podem ser aplicados em casa. Entre eles, destaca-se um gel suavizante para pele com celulite, combinado com agentes redutores que ajuda no tratamento contra a acumulação de gordura. Também estão disponíveis máscaras corporais, faciais que possuem antioxidantes e constituintes que vão estimular a renovação celular.

Ainda a nível do cabelo se pode tirar benefícios do chocolate. Este é um excelente aliado na hidratação capilar. O tratamento à base de chocolate é indicado para cabelos que partem com facilidade e que não têm brilho.

A Chocoterapia só existe em técnica de massagem?

A chocoterapia pode ser feita na “modalidade” de massagem e na de invólucro. A massagem dura entre 45 e 70 minutos, e são realizadas com aplicação de uma mistura de cacau, óleo de amêndoa e sais. Esta mistura é aplicada no corpo no sentido descendente, partindo do pescoço até aos pés e deixando a pele macia e suave. Se desejar que esta tenha um efeito esfoliante é adicionado ao cacau, uma lama mineral, que potencia esse efeito.

O invólucro de chocoterapia, consiste em aplicar no corpo todo uma espuma formada por derivados de cacau. Nestes casos e no sentido de favorecer a absorção dos seus nutrientes pela pele, envolve-se o corpo com uma manta quente durante algum tempo.

A Chocoterapia atua rapidamente no processo de eliminação de celulite?

Por norma os resultados são visíveis logo após a primeira sessão. No final de um tratamento completo, composto por variadas sessões vai notar a diferença. Adelgaça, diminui a celulite e a “casca de laranja”.

A Chocoterapia tem contra indicações?

Este tipo de tratamento estético é contraindicado a doentes com tromboflebite, peles com micoses, pessoas alérgicas a chocolate e durante a gravidez.

By | 2017-03-29T21:07:16+00:00 Dezembro 18th, 2013|Blog|

Deixar um Comentário