Como ser uma Esteticista de sucesso!

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Não raras vezes me perguntam: “Qual o teu segredo?”. Em tempos de crise “Como consegues manter o teu Gabinete de Estética em atividade?”. Da forma como está o mercado, “Deve ser muito difícil gerir o teu negócio, ainda por cima na área da Estética?” Bem, para além de responder a quem me pergunta, decidi a escrever este artigo sobre o tema… e ainda “subi a fasquia”. O resultado: “Como ser uma Esteticista de sucesso!” 🙂

Ultrapassados em 2013 os meus 25 anos de carreira, enquanto profissional da Estética, a verdade é que eu poderia ter escrito este artigo à muito tempo. Porque não o fiz? Entre as diversas razões que tenho poderia mencionar a falta de disponibilidade ou, simplesmente, o fato de ter adiado a decisão de o escrever. Eis que chegou o momento.

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Que fique bem claro que o meu objetivo, à semelhança de outros artigos do género que tenho escrito (exemplo: ‘Esteticista – Dicas para procurar emprego‘), é o de partilhar algum do meu modesto conhecimento sobre a área profissional onde atuo – a Estética – e áreas conexas, de uma forma geral, como é o caso da Beleza, do Bem-Estar e da Saúde, por forma a que você, profissional da Estética, se torne numa Esteticista de sucesso! Ambicioso de mais?

Dicas para se tornar uma Esteticista de sucesso

Após refletir um pouco, entendi que a melhor forma de desenvolver o tema, é listar as 8 dicas que entendo serem fundamentais para se tornar uma boa profissional da Estética e, por consequência, se tornar numa Esteticista de sucesso.

  • “Ame” a sua profissão

Começo pelo básico e mais importante: o gosto pela profissão. Eu acredito, com todas as minhas energias, que, como em qualquer outro ramo de atividade, só com “amor” à profissão se conseguem atingir altos níveis de desempenho. Não há volta a dar-lhe! Sem aquela vontade de ir para o emprego (reparem que não usei a palavra ‘trabalho’!) quando acordamos de manhã, não conseguiremos tudo aquilo a que nos propusermos, do ponto de vista profissional. Podemos ser um profissional que cumpre ou um que até é “mais ou menos”, e o chefe ou patrão não reclamam, mas não é para esses que escrevo. As minhas palavras vão para as profissionais que pretendem ser Esteticistas de sucesso. A essas digo: Amem a Estética!

  • Seja uma Esteticista atualizada

Eu considero muito importante a formação, certificação e atualização constante, na área de atuação em que me insiro. Acredito firmemente que é uma verdadeira mais valia a obtenção da Carteira Profissional de Estética, mesmo que legalmente não o seja exigido, bem como a frequência de cursos, workshops e reciclagens relacionados com a área da Beleza. A ideia a reter é: mantenha-se atualizada, sobre as principais tendências na Estética (veja-se o meu exemplo no “vajazzling“). Neste tópico apenas realço o cuidado que é necessário ter na escolha das Escolas de Estética ou entidades de formação. Procure informar-se. Use a Internet! (quem sabe não escrevo um artigo apenas sobre escolas de formação?!)

  • Conheça o mercado

Como em qualquer negócio (sim, a Estética também é um negócio!), é importante conhecer o mercado. Refiro-me concretamente às questões legais e de licenciamentos necessários para trabalhar por conta de outrém ou mesmo para ser proprietária de um estabelecimento; é importante perceber as questões contabilísticas envolvidas com a atividade; é fundamental conhecer a “concorrência” e os preços praticados pelo mercado e, não menos importante, é importante acompanhar as tendências e técnicas mais atuais. No fundo, não se feche na sua área de conforto e procure informa-se sobre o que se passa “lá fora”.

  • Partilhe (o seu) conhecimento

Algo que aprendi nestes longos anos de profissão é que a partilha de conhecimento trás muito mais benefícios do que guardá-la ou “escondê-la”, com receio de imitações ou cópias. Acreditem que mais vale ser imitada (e eu vejo muito disso!) do que imitar! O reconhecimento público, enquanto Esteticista, é uma das provas de que a partilhe trás divindedos. Utilize a sua rede de contactos (o chamado networking), organize ou promova eventos, se possível escreva (tem lido os meus artigos na imprensa escrita?) , utilize os canais digitais (Internet) de mais fácil acesso, como são o caso das redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube…) ainda que com cuidado. No fundo, de forma pensada e estruturada, aproveite todos os meios e canais de que dispõe para chegar às suas potenciais Clientes. Elas querem conhecê-la!

  • Faça uma boa gestão de Clientes

A gestão de Clientes é, sem sombra de dúvida, algo a não neglegenciar. Sabia que, estatisticamente, está provado que é 6 vezes mais difícil conseguir uma Cliente nova do que manter uma Cliente que já é sua? “Mime” as suas Clientes! Utilize programas de fidelização (ex.: cartão Cliente), faça promoções exclusivas para Clientes, recorde-se das suas Clientes no dia do seu aniversário, em caso de “agenda cheia”, prioritize as suas Clientes fiéis e mais antigas face às novas Clientes. Nem sempre é fácil fazer tudo isto, e muito mais que há para fazer, quando a agenda está cheia e levamos a vida no dia-a-dia. Antes de mais, há que reconhecer que temos sempre por onde melhorar e crescer. O resto virá com o tempo.

  • Escolha cuidadosamente os seus Fornecedores

Á semelhança da própria Estética, não é segredo para ninguém que o mercado da distribuição e venda de produtos de Beleza & Cosmética se encontra saturado. A oferta excede, em muito, a procura pelo que é importante conseguir avaliar a qualidade da oferta que lhe bate à porta. Estude! Leia! Investigue! Raramente escolho um fornecedor unicamente pelo preço. Eu não estou nem quero estar no mercado do “low cost”. O preço pelo preço é uma batalha perdida. Os meus fornecedores (produtos e serviços) têm um papel importante na minha atividade na medida em que são facilitadores no momento da prestação do meu serviço para com a minha Cliente. É importante qualidade nos produtos e serviços mas também celeridade na sua entrega bem como flexibilidade no momento em que surja algum imprevisto.

  • Estebeleça boas parcerias

As parcerias servem, a meu ver, para alavancar o meu negócio. Servem para fortalecer a minha oferta. Através da criação de sinergias com outras empresas/entidades, consigo alargar o leque de vantagens que as minhas Clientes têm em estar comigo e consigo criar uma “teia” de fluxo de informação relativa à minha atividade que ajuda, também, à sua promoção. No ano de 2014, vou apostar particularmente nas parcerias. Quem sabe você não será o próximo? 😉

  • Promova o seu negócio e/ou atividade

Quem me conhece sabe que gosto de promover o meu espaço – o Gabinete de Estética Isabel Oliveira – pelos quatro cantos do Mundo. Seja nos canais offiline: eventos, workshops, festas, etc, seja pela via digital (online), como são o caso dos meus websites (sim, tenho mais do que um!), redes sociais (já subscreveu o meu canal Youtube?), via email e de todas as formas que me pareçam fazer sentido para divulgar a minha atividade com vista a potenciar o seu alcance.

Ufa… por agora chega!

Certamente que uma boa profissional de Estética recordar-se-á de outros fatores importantes a ter em conta e que ficaram por mencionar. Da mesma forma eu poderia ter detalhado mais um pouco alguma das dicas que acima menciono. Quem sabe não escrevo outro artigo? Dependerá do feedback que obtiver… da sua parte!

Obviamente que, nada do que aqui escrevo são verdades universais, apesar de grande parte do conteúdo ser partilhado pelas profissionais mais experientes e com as quais contacto. Como qualquer texto de opinião, fica sujeito a interpretação e à crítica, construtiva (espero eu), mas creio que a experiência, boa ou menos boa, é sempre útil e de partilhar, pois é um das formas de apresendizagem que mais valorizo. Boa sorte! 😉

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By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Março 29th, 2014|Blog|