“Lado a lado, de mãos dadas”

Início|Blog|“Lado a lado, de mãos dadas”

‘Só por hoje’ é um dos princípios do Reiki e apresentou-se-me como uma revelação, uma nova forma de pensar, de estar e de agir, sem reagir. Descobri que me tinha, que existia um Eu e uma consciência dos meus actos, da minha visão da vida e da minha relação com os outros. Assim, percebi que Eu podia mudar tudo que acontece na minha vida, e como era tão simples. Para mudar, bastava querer. Agora, sim, tudo fazia sentido: as pessoas e a forma como nos relacionam. Com 5 princípios universalmente básicos e simples, que todos os dias reaprendo.

«Só por hoje não se preocupe, ocupe-se.»

Preocupamo-nos com coisas tão grandiosas quanto mesquinhas, como o estado do tempo, o juízo sobre a vida dos outros e suas desgraças. ‘Só por hoje’, pense naquilo que quer para a sua vida! Começe já, hoje, quanto mais não seja a visualizar o que desejaria Ser, o que almeja para a sua vida e ocupa-se dessa visão.

«Só por hoje, não se irrite, não critique.»

Parece fácil. E é. Só não é porque dia após dia, acordámos irritando-nos, porque adormecemos, porque o nosso filho tarda em levantar-se, porque estamos atrasados para o emprego, etc. Chegou a altura de mudar, parando num pensamento único: ‘Só por hoje’, vou levantar-me 10min mais cedo. Terei, assim, mais tempo para tomar o pequeno-almoço e juntar a família à mesa, logo pela manhã. Agora sei que vou sentir-me muito melhor.

«Só por hoje, agradeça as suas bênçãos e seja humilde.»

Eu sei no que está a pensar: vou agradecer por ter um carro, uma casa. Também faz parte, mas não é dessa matemática que estou a falar, e sim da do Amor. Então, quando acordar, vou agradecer a Deus por estar viva; por me ter dada a oportunidade de viver aqui, neste planeta, onde todos estamos suspensos; pelo calor dos raios de Sol que penetram na minha pele e que me dão tanta energia. Vou ser um girassol que não sabe se amanhã estará a chover, mas sabe que, quando amanhecer, estará direccionado para o Sol. Simplesmente, vou aceitar a vida que tenho.

«Só por hoje, trabalhe com consciência.»

Sim, só por hoje, vou trabalhar honestamente. Não vou prejudicar os meus colegas, vou trabalhar com amor e dedicação à minha profissão, a que escolhi para mim, para a minha vida.

«Só por hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.»

Costumo ouvir os meus amigos dizerem que adiam constantemente telefonar a este(a) ou aquele(a), e que não o fazem devido à falta de tempo. A vida passa-lhes ao lado. Tanta correria, para quê? Se hoje fosse o seu último dia de vida, o que fazia? Pois, um dia será. Viva o hoje e seja feliz. Arrisca! Pensa nisso. Iria sentir-se muito mais feliz, pois estaria simplesmente a deixar falar o Amor que tem dentro de si. Apesar de tão banalizada, não deixa de ser a palavra mais sentida. Vamos escutá-la, pois vem do fundo da nossa alma. É a ela que temos de dar ouvidos e não à mente, onde moram o ego, o orgulho, a inveja e a raiva. A voz da alma é a sua companheira; a da mente atraiçoa-o.

(in revista ZEN Energy, Dezembro 2013)

[wpdm_file id=5]
Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Dezembro 1st, 2013|Blog|