Massagem Ayurvédica

Início|Blog|Massagem Ayurvédica

Já experimentou a Massagem Ayurvédica? Conhece todos os seus benefícios e princípios? Certamente depois de ler um pouco sobre este tema vai ter uma enorme vontade de experimentar esta terapia com inúmeros benefícios e uma longínqua história de aplicações e evidências.

Quando e onde surgiu a Cultura Ayurveda?

A Cultura Ayurveda teve origem há cerca de 6 mil anos, na Índia. A palavra Ayurveda significa “o conhecimento da vida humana” e é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há milhares de anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Esta cultura além da massagem engloba a busca da alimentação adequada, da utilização da Fitoterapia e do Yoga, entre outras técnicas.

A Massagem Ayurvédica como técnica de massagem pretende favorecer o equilíbrio e a ligação dinâmico entre a mente e o corpo. Emergida na cultura dos Vedas, uma antiga etnia indiana, é uma das mais antigas mas também uma das mais completas técnicas naturais de terapia. É importante relembra que a Massagem Ayurvédica, tem em consideração as características do perfil biológico de cada paciente, os seus desequilíbrios e suas particulares fundamentais. É por esta razão que este é um tratamento individualizado e específico para cada tipo de pessoa.

Como método de tratamento terapêutico aplicado ao corpo por meios de deslizamentos e alongamentos, com o apoio em óleos vegetais e essências têm como objetivo estimular os músculos e a circulação, libertando as tensões. Esta massagem tem como base de trabalho o toque com mãos, cotovelos e pés.

Como se realiza este tipo de massagem?

A Massagem Ayurvédica é feita por meio de toques profundos e utiliza óleo vegetal. Este serve de óleo lubrificante que é aquecido num recipiente e aplicado em temperatura morna sobre a pele do paciente. Este óleo ira penetrar na pele, ajudando não só a hidratá-la mas também a torná-la mais elástica e bonita. A melhor forma de aproveitar as sessões e para que não sinta qualquer tipo de desconforto, deve evitar contrair os musculos e respirar profundamente.Esta técnica começa a ser aplicada na coluna do paciente, que é a base de sustentação do corpo e de seguida os movimentos são alargados ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

Vantagens da Massagem Ayurvédica

Esta massagem terapêutica age a nível do sistema linfático ajudando a desintoxicar o organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda o sistema circulatório e intervém na regulação da energia vital do corpo evitando os bloqueios ligados às emoções.

É igualmente indicada para tratar diversas patologias como depressão, fibromialgias, fadiga, alergias, ansiedades e dependências químicas, problemas musculares e de coluna. A Massagem Ayurvédica é também muito conhecida pelos seus efeitos relaxantes e de manutenção da energia. Em termos estéticos também revela alguns resultados, uma vez que melhora a circulação sanguínea e a remoção de toxinas o que contribui para a diminuição da casca de laranja sobre a pele.

A nível mental ajuda na melhoria da autoestima, a elevar a confiança e a concentração, auxilia na libertação das emoções bloqueadas, levando a produção de pensamentos positivos.

Qual a duração de uma sessão desta terapia?

A Massagem Ayurvédica chega a durar até uma hora e meia, podendo este tempo variar consoante as necessidades do paciente. Cada paciente deve ser avaliado pelo terapeuta antes de iniciar a intervenção. O tratamento deve ser repetido por diversas sessões, sendo provável que o paciente sinta alguns resultados a partir da sétima sessão. O intervalo entre sessões deve ser de uma semana de modo a estabilizar os níveis de ansiedade acumulados.

Contraindicações da Massagem Ayurvédica

Esta massagem que se mostra muito benéfica não pode ser usufruida por todas as pessoas. Esta técnica não é aconselhada a pessoas que tenham sintomas de alergia, tosse, febre, feridas na pele, que tenham sido submitidos a operações recentes, que possuam problemas cardiacos e deve ser aplicada com todo o cuidado em grávidas.

Um aspecto a resalvar é que antes de realizar o procedimento se deve informar acerca da formação e acreditação do profissional que irá aplicar esta massagem em si.

A Massagem Ayurvédica pode ser usada em crianças e bebés?

No caso das crianças e bebés é utilizada uma sequência de Massagem Ayurvédica conhecida por Shantala. Esta é indicada para bebés a partir do 1 mês de vida.

Os grandes benefícios para as crianças são o estreitar e fortalecer os laços afetivos entre os pais e o bebé, acalmar e regular o sono, fortalecer o sistema imunológico e aliviar as cólicas.

Existe alguma relação entre a Massagem Ayurvédica a Fitoterapia?

A Massagem Ayurvédica resulta da cultura Ayurveda que defende a cura natural do corpo e da mente, como tal a utilização da Fitoterapia, enquanto técnica de produção de medicação natural, feita de plantas encaixa na sua filosofia. Na massagem tal como na medicina Ayurveda, não se utilizam qualquer óleo ou produto com composição química, o que transfere uma mais-valia para os pacientes. Assim a relação entre Massagem Ayurvédica e a Fitoterapia está na utilização de meios naturais para a cura e equilíbrio do organismo.

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Janeiro 12th, 2014|Blog|