No rosto, como no resto do corpo, também se acumulam pontos de tensão que comprometem a circulação sanguínea local e prejudicam as células cutâneas. Além da exposição excessiva ao sol e a falta de cuidados diários, entre outros fatores, as rugas formam-se principalmente devido aos vícios de expressão que desenvolvemos ao longo da vida. A massagem facial pode ajudar!

Malditas Rugas!

Os sinais mais comuns são rugas horizontais na testa, verticais entre as sobrancelhas, pés de galinha (ao redor dos olhos) e os vincos verticais sobre o lábio superior. O segredo para amenizar essas marcas é mudar o tipo de movimento a que o rosto está acostumado. Dessa forma, as rugas ficam mais suaves e, em alguns casos, podem até desaparecer. Por isso uma massagem localizada bem feita é, sem dúvida, eficaz. Além do relaxamento das tensões, as manobras feitas com as mãos e pontas dos dedos sobre pontos estratégicos do rosto, ativam a circulação local, melhorando a oxigenação das células, estimulando o colagénio e, por fim, tonificando e revigorando os tecidos cutâneos, deixando a pele com um aspeto mais saudável e viçoso.

Esses movimentos de deslizamento e pressão da massagem facial potencializam também os tratamentos estéticos. Então, como combater o(a)… ?

“Bigode chinês”

Fumar, emagrecer demais, excesso de sol e fazer caretas ao falar são outros dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de duas rugas que se estendem das narinas aos cantos da boca: o bigode chinês. A massagem facial é uma boa aliada no seu combate e deve fazê-la pelo menos duas vezes por semana, antes de dormir. Frente ao espelho, sorria suavemente e dê leves beliscões do canto dos lábios às abas do nariz três vezes consecutivas.

Sinusite

Entre os problemas nasais mais comuns estão a rinite e a sinusite. A medicina já comprovou que, apesar de terem diversas causas, na sua grande maioria a origem é alérgica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. Geralmente relacionam esses problemas ao mau funcionamento do sistema imunológico. Porém, dependendo do ambiente em que a pessoa vive, fatores como região e ambiente também podem influenciar.

As pessoas que sofrem de alergia, principalmente as que têm rinite e sinusite, reagem muito bem a massagens faciais e no pescoço. A dica é pressionar levemente com as pontas dos dedos indicadores, do lado de cada narina e abri-las, comprimindo delicadamente as laterais das bochechas para baixo e para os lados.

Rugas

Se adotar algumas destas dicas como hábito diário, terá um rosto com uma aparência mais leve e relaxada e irá prevenir o aparecimento de novas linhas de expressão e atenuar as que já possuiu.

Linhas do meio da testa

Coloque o dedo médio entre as sobrancelhas e faça um movimento circular no sentido dos ponteiros do relógio. Repita seis vezes. Se as linhas forem muito profundas, dê pequenos beliscões, como se cortasse a ruga ao meio. Repita também seis vezes.

“Pés-de-galinha”

Sorria suavemente para localizar o ponto certo que vai massajar: abaixo dos olhos, entre o final da pálpebra inferior e o começo da maçã do rosto. Use como referência o meio do nariz. Deslize o dedo médio para a lateral e pare um centímetro depois. Faça nesse ponto uma massagem circular. Depois, continue o deslizando e pare novamente um centímetro depois, para repetir o movimento circular. Continue nessa sequência até o final do olho, onde estão localizadas as rugas.

Ficam, aqui, alguns dos benefícios da massagem facial, e as diversas aplicações específicas no rosto.