Massagem para Bebés para Principiantes

Início|Blog|Massagem para Bebés para Principiantes

A necessidade de contacto físico é instintiva no ser humano, desde os primeiros momentos de vida, este é muito importante para a sua saúde e bem-estar. É um facto que um bebé sentir-se-á muito bem se for acariciado com amor.

massagem para bebés é uma prática milenar em muitas culturas. Há estudos que demonstram que a massagem, além de estreitar o vínculo entre a mãe e o bebé, tem outros benefícios, como fazer com que o bebé chore menos, melhorar a sua digestão, aliviar as cólicas, reduzir o mal estar devido à dentição, permitindo à criança dormir melhor e potenciar o seu desenvolvimento muscular e social.

Expressar amor através do contacto físico e da massagem faz com que o vínculo entre os pais e o bebé se torne mais forte, além de que é uma experiência única para os dois!

Vamos dar alguns exemplos de exercícios de massagem que pode usar no seu bebé, começamos por uma massagem bem simples e pequena.

Massagem para Bebés – Exemplo

Antes de começar qualquer massagem há que preparar o sítio e o material necessário, assim:

  • Prepare uma superfície quente e plana para deitar o bebé – uma manta sobre o chão com alcatifa ou tapete serve;
  • Aplique nas palmas das mãos um pouco de óleo para bebé ou óleo vegetal puro e esfregue as mãos para as aquecer, assim como ao óleo.

Posto isto pode iniciar a massagem prestando sempre atenção à reação do bebé: se lhe parecer que não está a gostar, tente um toque mais leve ou simplesmente pare.

Siga os passos:

  1. De frente para o bebé, utilize dois ou três dedos para desenhar a letra “I” no lado direito do abdómen, com movimentos firmes mas suaves. Comece por baixo das costelas e desça em direção à articulação da anca, usando o óleo para deslizar bem;
  2. De seguida, deslize da esquerda para a direita ao longo do abdómen do bebé, formando a haste mais longa de um “L” virado de lado;
  3. Faça uma passagem curta para baixo no lado direito da barriga, de modo a completar o “L.”;
  4. Para começar a última letra, o “U” ao contrário, pressione para cima a partir do osso da bacia do bebé, no lado esquerdo da barriga;
  5. Para o segmento central do “U”, deslize os dedos ao longo da parte superior da barriga do bebé;
  6. Para terminar o “U” pressione para cima a partir do osso da bacia do bebé, no lado direito da barriga.
Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:17+00:00 Maio 30th, 2015|Blog|