Massagem Tui Na

Início|Blog|Massagem Tui Na

Massagem Tui Na (ou Tuiná), é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qi gong. É ensinada nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina oriental.

É constituída por um variado conjunto de técnicas manipulativas e, pela sua aplicação, são estimulados pontos de acupuntura e zonas específicas do corpo do paciente com o objetivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético.

“Tui” significa “empurrar” e “Na” “agarrar ou segurar com força”. Popular desde 1600 a.C., a massagem Tui Na evoluiu ao longo dos séculos e revela-se extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias, não só músculo-esqueléticas como também ao nível da medicina interna.

Indicações da Massagem Tui

A Massagem Tui Na pode ser usada para tratar várias disfunções, como lesões dos tecidos moles e outros tipos de doenças, assim como na cirurgia, ginecologia, neurologia, nos cinco órgãos dos sentidos, pediatria, etc. É especialmente satisfatória para pacientes infantis e idosos.

Atualmente, a Tui Na está dividida em vários ramos: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia, cosmetologia, prevenção da saúde, reabilitação e medicina desportiva.

Nas crianças, apresenta efeitos satisfatórios quando usado para tratar distúrbios do sistema digestivo, como diarreias, vómitos, dores abdominais e obstrução intestinal. Também apresenta notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de deficiência da vitamina D, distrofia, anorexia, sarampo, tosse, disenteria bacteriana, infeção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel importante no aumento da imunidade infantil. Depois de tratados com a Tui Na Infantil, crianças suscetíveis ao resfriado comum devido à baixa função imunológica, podem manter-se afastadas do mesmo durante longo tempo.

Benefícios da Massagem Tui Na

A Massagem Tui Na atua ao nível físico e psicológico e pode ser aplicada em:

  • Harmonia da circulação de Qi (energia), Xue (sangue) e líquidos orgânicos;
  • Harmonia de energia dos órgãos vitais (pulmões, coração, fígado, rins, e baço/pâncreas) e das vísceras (intestino grosso, intestino delgado, vesícula biliar, bexiga e estômago);
  • Harmonia da mente;
  • Modulação do sistema imunitário como prevenção contra doenças;
  • Eliminação de tensões musculares;
  • Regulação do sistema nervoso e endócrino;
  • Promoção do bem-estar e da saúde física e psíquica.

A Tui Na pode ser usada não somente para tratar doenças, mas como terapêutica preventiva, de forma a que a doença possa ser evitada ou contida no seu início.

Registos escritos milenares descrevem como, mantendo o fluxo de “Qi” fluindo livremente, fortalecem-se os tendões e os ossos, livrando-nos da fadiga e inquietude, praticando a autoterapia, com a finalidade de prevenir doenças e prolongar a vida.

A essência da Medicina Tradicional Chinesa é prevenir primeiro e tratamento depois.

Em diversos países no oriente há inclusive parques como este, com pedrinhas para a prática de auto massagem preventiva. O desenho indica a relação dos pontos dos pés com o organismo, segundo os princípios de reflexologia da TuiNa.

Efeitos da Tui Na

Pesquisas modernas provam que a Tui Na melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, que traz recuperação mais rápida de várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculação dos órgãos internos conecta-se com a pele, a Tui Na, aplicada em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que a Tui Na, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usada para provocar anestesia, baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo, e ainda para tratar a hipertensão e a neurose.

Altas dosagens de medicamentos químicos, usados por muito tempo, podem resultar em resistência às drogas. Os efeitos colaterais de algumas drogas podem também produzir sérias sequelas. Porém, a Tui Na não só não produz efeitos colaterais, como pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo. Por isso, a Tui Na é barata, altamente eficaz, benéfico, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais.

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:17+00:00 Março 16th, 2015|Blog|