Mesoterapia – Tratamento estético ou terapêutico?

Início|Blog|Mesoterapia – Tratamento estético ou terapêutico?

O que é a Mesoterapia?

A mesoterapia é um tratamento estético e terapêutico, foi desenvolvida em França há mais de 50 anos e surge como um tratamento com enormes efeitos para combater a celulite.

Este tratamento pode igualmente ser usado na dermatologia estética a nível das rugas e rejuvenescimento da pele e no tratamento de algumas lesões desportivas, devido a sua componente anti-inflamatória e analgésica.

A mesoterapia é um tratamento cada vez mais adotado pelos pacientes devido a sua ação lipolítica (capacidade de degradação da gordura), circulatória e drenante.

Existe Mesoterapia Homeopática?

Sim, neste tipo de mesoterapia o procedimento de intervenção é igual a tradicional, a diferença reside nas substâncias usadas no tratamento e injetadas nas zonas a tratar. Estas substâncias são homeopáticas, logo de origem natural o que faz com que os riscos de alergia ou efeitos secundários sejam muito reduzidos e quase inexistentes.

Como se processa o tratamento?

Este tratamento estético e terapêutico consiste na administração de substâncias liporedutoras através de infiltrações ao nível intradérmico por meio de microinjeções localizadas. O tipo de substância aplicada vai depender do paciente e da sua situação em específico, assim como do local a aplicar.

A mesoterapia é um tratamento que se deve realizar semanalmente e que para mostrar bons resultados implica entre 10 a 15 sessões de tratamento.

Como funciona?

A mesoterapia é uma terapia localizada que atua sobre a pele, no tecido subcutâneo, músculo, articulações e tendões, sendo especialmente indicada para diminuir as rugas, a celulite, a gordura localizada e o volume.

As aplicações de substâncias nas zonas a tratar conseguem ativar a microcirculação da zona ao nível arterial, venoso e linfático o que faz com que o tecido se regenere e se eliminem líquidos e toxinas acumuladas.

Algumas das substâncias injetáveis mais utilizadas são por exemplo o silício orgânico que regula o metabolismo e reduz a acumulação de toxinas, a alcachofra que tem propriedades diuréticas e desintoxicantes e a L-carnitina que tem como função eliminar as gorduras e celulite (SUGESTÃO: depois de ler este artigo, consulte outro método de elimação da celulite – a Gessoterapia).

Pela sua capacidade lipolítica, circulatória e drenante trata os diferentes locais do corpo que necessita de intervenção com uma tripla ação. Para que se perceba melhor: a ação lipolítica é a responsável pela degradação das células gordas armazenadas, a circulatória estimula a circulação sanguínea que beneficia a oxigenação e a eliminação de toxinas acumuladas. Já a ação drenante ajuda a não reter os líquidos. No seu conjunto, as três ações conferem resultados muito bons quer a nível da pele, que fica mais firme e lisa, quer a nível da eliminação da gordura mais superficial que vai sendo eliminada progressivamente com o decorrer das sessões de tratamento.

Para quem deseja perder peso, a mesoterapia devido ao facto de ter uma ação localizada e com substâncias específicas adequadas a cada caso, deve ser realizada em conjunto com uma mudança de hábitos alimentares e realização de exercício físico.

O tratamento de Mesoterapia é doloroso?

Visto ser um tratamento realizado com agulhas ele pode causar algum desconforto ao paciente, no entanto, são incluídos na solução injetada analgésicos que ajudam a todo o processo.

Quem pode submeter-se a Mesoterapia?

Todas as pessoas que não apresentem qualquer infeção na área a tratar e não tenham já revelado hipersensibilidade às soluções usadas no tratamento de modo a evitar reações alérgicas. Não é aconselhável a grávidas ou mulheres em fase de amamentação.

Que cuidados se devem ter antes e após cada sessão?

No dia da sessão não é aconselhável usar qualquer tipo de creme sobre a pele, assim como, não deve tomar nenhum medicamento que contenha ácido acetilsalicílico nos dias anteriores ao tratamento, devido a sua capacidade de deixar o sangue mais fino.

Uma outra recomendação é que não realize sauna antes da sessão de mesoterapia, devido a consequente vasodilatação que pode levar a ocorrência de sangramentos na aplicação das injeções.

Após cada sessão é aconselhável que não use roupa muito justa e acabada de lavar, evitando atos que possam levar a contaminação dos locais onde foram aplicadas as injeções.

Deve evitar fazer depilação no dia seguinte e não deve usar creme de corpo, pelo menos nas 48horas a seguir ao tratamento.

Quais as vantagens e desvantagens deste tratamento?

Uma das grandes vantagens apontadas para este tratamento é o facto de este atuar de forma muito localizada, o que faz com que elevadas concentrações de substâncias de tratamento atuem rapidamente, sendo assim visíveis de forma mais célere os resultados. Por outro lado o facto do tratamento não se realizar por ingestão oral desta substância não existem riscos de efeitos secundários.

No que diz respeito às desvantagens é de registar a possível ocorrência de vermelhidão e comichão no local das micro injeções, o elevado preço de cada sessão, que em norma varia entre os cinquenta e os oitenta euros, assim como o facto de este tratamento não poder ser administrado em mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Novembro 6th, 2013|Blog|