Reflexologia

Início|Blog|Reflexologia

A Reflexologia é uma prática terapêutica milenar que consiste em aplicar manualmente diferentes pressões em pontos dos pés e das mãos, com o objetivo de estimular o sistema de cura do próprio corpo. É, também, uma técnica de massagem muito bem aceite por qualquer paciente, uma vez que, pelas suas características, promove um estado de relaxamento corporal geral.

O nome “Reflexologia”

O nome “reflexologia deriva do fato de os seus praticantes acreditarem que as partes do corpo se encontram refletidas nos pés e nas mãos e cuja base acenta  no conceito de ação reflexa. A reflexologia, à semelhança da terapia auricular é um tipo de holografia e parte da convicção de que pequenas partes do corpo podem ser usadas para tratar o conjunto. A estimulação dos pontos reflexos de um determinado órgão, trabalhados de forma específica, irá desbloquear o fluxo de energia correspondente, promovendo o bem-estar e a regularização do desequilíbrio energético existente no órgão em apreço. Por outro lado, a palpação e exploração desses pontos, permite efectuar o diagnóstico desses mesmos desequilíbrios energéticos com bastante precisão. O sistema foi sistematizado por diversos autores que o cartografaram em mapas próprios e tem vindo a ser aperfeiçoado ao longo do tempo. A reflexologia tem vivido nos últimos anos uma aceitação crescente e sem reservas por parte do mundo ocidental, tendência essa também sentida em Portugal. O número de ofertas nesta área específica é elevado, o que indica o nível de aceitação da reflexologia.

A origem da Reflexologia

A palavra “reflexologia”, no seu sentido literal, significa o estudo dos reflexos e a sua origem não é totalmente consensual. Existem registos que apontam para o nascimento desta prática na China antiga, no Egipto e mesmo na Europa (Reino Unido). Na realidade, nos tempos mais modernos, sabe-se que umas das suas principais fontes de desenvolvimento foi a “escola” de fisiologia objetiva de origem russa, a qual teve como seus mentores o fisiólogo Ivan Sechenov (1829 – 1905), o neurologista Vladimir Bekhterev (1857 – 1927) e o fisiólogo Ivan Pavlov (1849 – 1936). Esta escola russa esteve na génese do desenvolvimento da psicologia comportamental e das teorias da aprendizagem.

Pontos Reflexos

Reflexologia - Pontos ReflexosOs pontos reflexos são terminações nervosas, sensíveis, que podem ser encontradas nas mãos, nos pés, orelhas, pescoço e mesmo na íris, as quais, quando estimuladas / pressionadas, enviam um impulso elétrico para o local do corpo correspondente. Tipicamente, os Reflexoterapeutas utilizam os pés (Reflexologia Podal) para os seus tratamentos uma vez que é o local do corpo de mais fácil acesso.

Indicações / Benefícios

  • Cólica: pressione o ponto que fica três dedos acima do seu pulso, na linha do terceiro dedo (médio), até sentir uma dorzinha aguda;
  • Dor de cabeça: aperte a ponta do dedo médio, na face oposta à sua unha, bem no centro. Se preferir, use a ponta de um lápis;
  • Ansiedade: na face dorsal da mão, estimule o ponto que fica entre o dedão (polegar) e o segundo dedo (indicador). Essa manipulação também combate gases intestinais;
  • Tensão no pescoço: estimule a face dorsal e lateral da articulação do dedo médio. O estímulo vai incomodar, mas logo passa.

Contraindicações

A Reflexologia deve ser evitada em caso de feridas nas zonas em causa (pés, mãos ou orelhas), problemas venosos importantes ou doenças cardiovasculares. Também não é recomendável a sua aplicação após as refeições.

Comentários recentes...
By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Abril 1st, 2013|Blog|