Yoga – Enfatiza Corpo e Mente

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Yoga é um termo de origem sânscrita que significa controlar ou unir. Mais do que uma prática física esta é muitas vezes entendida como uma filosofia de vida, que trabalha o corpo e a mente. A sua origem remete-nos à Índia, há mais de cinco mil anos atrás.

O Yoga trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agirem em equilíbrio com os seus pensamentos e sentimentos, proporciona uma melhoria a nível da concentração, tranquiliza a mente e proporciona um elevado relaxamento, ao mesmo tempo que fortalece o corpo físico e desenvolve a flexibilidade, alargando as capacidades inerentes ao ser humano.

Yoga em Portugal

Em Portugal, e depois da criação de variadas associações ligadas a esta prática, surge, no ano 2000, a Federação Portuguesa de Yoga, que disponibiliza cursos de formação de Professores de Yoga entre outras iniciativas de promoção. São muitas as pessoas que já se renderam aos inumeros beneficio desta prática holistica.

Conhecem-se hoje diversos ramos do Yoga, cada uma delas possui ações e atividades diferentes:

  • o Raja Yoga é uma modalidade do Yoga clássico que tem por base a prática da meditação numa sucessão gradual de concentração;
  • a Hatha Yoga é uma modalidade que tem como objetivo transcender a consciência, através do fortalecimento do corpo físico. Os praticantes creem que o corpo deve estar bem trabalhado para aguentar a força da elevação espiritual. Assim e com este objetivos os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular (asanas) são privilegiado nestas práticas;
  • o Karma Yoga é o que trabalha a mente e o coração no sentido de desenvolver o auto conhecimento;
  • o Bhakti Yoga é composto por rituais de adoração como cântico, ofertas e adoração a figuras divinas;
  • no Jñana Yoga os praticantes acreditam que a libertação é atingida através do conhecimento e do estudo, o que faz com que seja uma modalidade que implica um elevado empenho.

Benefícios

Os benefícios do Yoga são muito diversificados e abrangentes, no entanto, têm de seguir algumas normas para que estes se sintam. Para tal deve-se manter-se uma prática regular entre quarenta e cinco minutos e uma hora, três vezes por semana, seguindo uma orientação adequada dada por um profissional qualificado e competente.

De um modo geral podemos afirmar que as grandes vantagens que trabalham no sentido do equilíbrio global são: a melhoria do sistema nervoso, ajudar a ultrapassar situações de saúde como a asma, problemas do sistema digestivo e cardiovascular. Além disso os praticantes de Yoga sentem uma melhoria global da sua saúde, aumentando a definição corporal e equilibrando o seu peso.

Através do Yoga pode-se trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver musculatura em demasia e prevenindo o envelhecimento acelerado do corpo. A rotina desta actividade elimina de forma continua e gradual as causas emocionais que provocam doenças, desenvolvendo consistentemente o aumento da auto estima, da força de vontade, das capacidades inatas, do auto conhecimento, o alívio da ansiedade, assim como, a melhoria do relacionamento humano.

Todas as pessoas podem praticar?

Qualquer pessoa pode praticar esta modalidade, fazendo o que pode para chegar aonde quer, sempre com muita força de vontade e determinação, respeitando suas limitações atuais, sejam elas físicas como falta de alongamento, ou mentais como dificuldade para se concentrar.

No entanto, dependendo da condição física individual de cada uma, poderá e deverá ser adaptada as diferentes posturas ou procedimento respiratório a cada pessoa. O plano individual para cada praticante do Yoga só poderá ser determinado por uma pessoa que possua conhecimentos adequados desta atividade do funcionamento geral do organismo humano.

Algumas condições físicas específicas como gravidez, idade, problemas articulares, doenças e outras requerem mais atenção e cuidados, por vezes até a interrupção temporária da prática do Yoga.

Crianças e Idosos

Sim, as crianças podem e devem praticar. Este promove o relaxamento e a concentração, o aumento da auto estima e da criatividade, promove a postura correta e fortalece o sistema imunitário. Numa aula de Yoga para crianças, promove-se a respiração correta, o desenvolvimento da flexibilidade pela prática de asanas e o relaxamento.

Os idosos também podem praticar, sendo aconselhável adequar as asanas praticadas às suas capacidades físicas próprias da idade. Como em qualquer outra atividade, as asanas devem ser incluídas de forma progressiva e de acordo com a capacidade de cada praticante. Nas pessoas idosas será benéfico trabalhar as posturas que ajudam a tonificar o corpo, mantendo os órgãos internos em equilíbrio, assim como a relação harmoniosa entre o corpo e a mente.

O Yoga associado à estética traz bons resultados?

Enquanto modalidade holística que trabalha o equilíbrio entre corpo e mente, em conjunto com alguns cuidados estéticos, pode potenciar um corpo mais modelado e esbelto. Uma prática regular de Yoga em conjunto com massagens reafirmantes e modeladoras podem potenciar a obtenção de resultados mais rápidos, atingindo um bem estar global.

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By | 2017-05-25T23:05:18+00:00 Março 20th, 2014|Blog|